Imagens do SPOT VEGETATION

O Programa SPOT Vegetation é composto por dois instrumentos de observação em órbita, VEG 1 e VEG 2, e por infra-estruturas em terra. O primeiro dos dois instrumentos em órbita está a bordo do satélite SPOT 4, lançado em 1998. O segundo está a bordo do SPOT 5, colocado em órbita em 2002.

O objectivo geral do sistema VEGETATION consiste em fornecer medições precisas das características básicas das coberturas de vegetação numa base operacional,

• quer para estudos científicos que envolvam experiências à escala regional e global ao longo de períodos de tempo prolongados (por exemplo, desenvolvimento de modelos da dinâmica da biosfera em interacção com modelos climáticos),
  • quer para sistemas concebidos para monitorizar importantes recursos de vegetação, tais como culturas, pastagens e florestas.

Radiometria

Bandas espectrais Comprimento de onda Variação da reflectância da superfície
Blue0.43 - 0.47 µm0.0 - 0.5
Red0.61 - 0.68 µm0.0 - 0.5
NIR0.78 - 0.89 µm0.0 - 0.7
SWIR1.58 - 1.75 µm0.0 - 0.6

O produto VEGETATION utilizado aqui é o VGT-S, que contempla alguma capacidade de síntese entre órbitas sucessivas, no mesmo dia ou em dias diferentes. Os dados são processados para extrair a melhor medição possível para um determinado período, de acordo com critérios cuidadosamente seleccionados.

Foram definidos dois tipos de produtos padrão:

1. uma síntese diária (VGT-DS), com reflectância do solo e NDVI informatizado a partir das reflectâncias do solo
2. uma síntese correspondente a um período de 10 dias (VGT-PS) de valores máximos de NDVI.

Ambos os produtos padrão são processos globais realizados no terreno que proporcionam uma amostragem geométrica padrão, preservando a resolução de dados em bruto de 1 km.

As sínteses foram realizadas através da selecção da melhor medição adquirida durante o período de um dia ou de 10 dias: a composição é realizada utilizando os valores de NDVI máximos, um índice calculado utilizando o topo das reflectâncias da atmosfera.

Foi definida uma janela sobre o continente sul-americano a partir do produto global (ver a figura abaixo).

Áreas regionais VEGA2000 no mundo, incluindo a América do Sul