O Swarm chega a Plesetsk

A preparar o lançamento do Swarm

23/09/2013 412 views 1 likes
ESA / Space in Member States / Portugal

Marcado o lançamento do trio Swarm, da ESA, para 14 de novembro, o primeiro satélite chegou em segurança ao Cosmódromo de Plesetsk, na Rússia. Esta nova missão irá revelar um dos aspetos mais misteriosos do nosso planeta: o campo magnético.

A chegada marca o início da campanha de lançamento, que inclui um intenso período de testes para garantir que os satélites estão prontos para o lançamento, depois da viagem da Alemanha até à Rússia.

Esta fase também inclui a delicada tarefa do abastecimento dos satélites e da sua ligação ao foguete que irá pô-los em órbita.

Os dois satélites restantes chegarão à Rússia nos próximos dias.

Swarm: revelar os segredos do interior da Terra

Os três serão lançados juntos, num foguete Rockot.

O primeiro satélite já foi descarregado, tendo sido levado para as instalações de integração, o ‘MIK’.

A constelação Swarm será a próxima da série Earth Explorer e a primeira da ESA que irá dedicar-se a perceber como a Terra funciona.

Os três satélites, desenvolvidos pela ESA através de um consórcio liderado pela EADS Astrium Gmbh, têm uma forma bastante invulgar – trapezoidal com um mastro de 9 metros de comprimento que se abre em órbita.

Este mastro longo significa que os sensores na ponta evitam qualquer interferência magnética do resto do satélite. A limpeza magnética é o segredo desta missão.

Aproveitando o melhor da tecnologia Europeia e Canadiana, os três satélites idênticos irão desvendar e medir com muita precisão os diferentes sinais magnéticos do centro da Terra, manto, crosta e oceanos, bem como a sua ionosfera e magnetosfera.

In the MIK

Os dados recolhidos por esta missão de ponta irão trazer novas perspetivas sobre diversos processos naturais, desde os que ocorrem no interior do nosso planeta até ao clima no espaço, devido à atividade solar.

Com esta informação poderemos perceber melhor por que razão o nosso campo magnético está a enfraquecer.

Os preparativos para o lançamento da missão Swarm, a partir de Plesetsk, podem ser seguidos em ESA's launch campaign blog.