EVISS 2001

EVISS 2001

09/11/2001 318 views 0 likes
ESA / Space in Member States / Portugal

Decorreu nas instalações do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (CAAUL/OAL), no Observatório Astronómico de Lisboa, entre 2 e 8 de Agosto passado, a segunda edição da Escola de Verão Interdisciplinar sobre o Sistema Solar(EVISS). Os objectivos principais desta escola, cuja primeira edição foi em 1999, são aliciar e entusiasmar os alunos para as ciências do Sistema Solar, oferecendo-lhes uma visão geral do que se sabe actualmente nesta área, através do contacto com investigadores nacionais e internacionais.

O evento, resultado de uma colaboração entre o Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra e o CAAUL/OAL, foi um sucesso, como testemunham os 21 estudantes participantes de diferentes áreas vindos de todos os pontos do país. A escola contou com 6 investigadores de diferentes países, que falaram de assuntos tão variados como a formação de estrelas e planetas, o Sol, e os satélites dos planetas gigantes. Além da parte teórica, os participantes trabalharam em pequenos grupos, sob a orientação de um dos investigadores num projecto prático, tendo os resultados obtidos sido apresentados em forma de pequeno colóquio no último dia da EVISS. No final, foi sorteada uma surpresa: uma viagem de 3 alunos ao ESTEC oferecida pela ESA.

O relatório completo está disponível em:
www.oal.ul.pt/~eviss.