O ATV europeu tem um papel fundamental na logística da ISS

Segundo ATV recebe nome de Johannes Kepler

19/02/2009 288 views 0 likes
ESA / Space in Member States / Portugal

O segundo veículo de transferência automático (ATV) da ESA recebeu o nome de Johannes Kepler, em homenagem ao astrónomo e matemático alemão. A próxima nave de missão logística da ESA deverá ser lançada para a Estação Espacial Internacional em meados de 2010.

Johannes Kepler (1571-1630) foi um astrónomo e matemático alemão, conhecido sobretudo pela descoberta das leis de movimento dos planetas. Tendo começado a sua carreira como professor em Graz, mudou-se para Praga onde trabalhou com o astrónomo dinamarquês Tycho Brahe. O trabalho de Kepler foi um imenso contributo para o progresso científico e técnico da Europa e permitiu a exploração espacial dos nossos dias.

Este ano comemora-se também o 400º aniversário da publicação de um dos mais importantes trabalhos de Kepler, Astronomia Nova, sendo o Ano Internacional da Astronomia.

«Temos orgulho que o segundo ATV da Europa tenha o nome de Johannes Kepler,» diz Simonetta Di Pippo, directora da ESA para o Voo Espacial Tripulado. «Um cientista reconhecido em todo o mundo, o seu nome reflecte como o papel da Europa na exploração espacial está fortemente alicerçado numa longa tradição de progresso científico e tecnológico. A próxima missão do ATV será a confirmação do empenho da Europa na ISS nos anos que se aproximam como um primeiro passo no esforço de exploração global»

A missão, no ano passado, do primeiro ATV decorreu sem a mínima falha, tendo recebido o nome do escritor de ficção científica Jules Verne, e demonstrou o papel fundamental da nave para as operações de logística da Estação Espacial Internacional.

No seu voo inaugural, o Jules Verne entrgou seis toneladas de carga à ISS, incluindo comida, roupa, combustível, água e oxigénio. Também contribuiu para as operações da ISS reposicionando-a na sua órbita e removendo duas toneladas e meia de lixo no final da sua missão de seis meses.

O ATV Johannes Kepler está a ser produzido actualmente na EADS Astrium, em Bremen, Alemanha.