ESAEducationHomeMeteorologia e ClimaMudança GlobalDesastres Naturais

Ice
Urbanização
CairoCatmanduCórdobaHimalaiasVale de CatmanduLagos
Vegetação
Área de Conservação de AnnapurnaPerdidos nos Andes!Área de Conservação de NgorongoroDelta Interior do NígerVegetação da América do Sul

Grande rinoceronte-indiano
Parque Nacional de Bardia

O Parque Nacional de Bardia (BNP), nos sopés externos dos Himalaias, é famoso pela sua enorme biodiversidade. O parque é um habitat complexo, constituído por floresta de Shorea robusta, prados, savana, floresta ribeirinha e zonas húmidas. O parque é habitat de muitas espécies vegetais e animais ameaçadas de extinção. Do mesmo modo, o Parque Nacional de Bardia é um dos últimos habitats naturais dos mamíferos que correm um maior perigo de extinção na Ásia: o tigre-real de Bengala, o elefante-asiático e o grande rinoceronte-indiano.

Satélites ajudam a gerir o Parque Nacional de Bardia (BNP) no Nepal

Em 1976, o Governo declarou a área de Bardia como área protegida, no sentido de restaurar a integridade ecológica, manter a biodiversidade e gerir a vida selvagem. A dinâmica de cobertura territorial/uso do solo numa área protegida determina a nossa capacidade de preservar a integridade ecológica e a biodiversidade.

Os dados de observação da Terra e os Sistemas de Informação Geográfica estão a ser utilizados para monitorizar e comunicar alterações do habitat em áreas protegidas. O objectivo deste estudo de caso consiste em avaliar as características da paisagem, no sentido de preparar a adequabilidade do habitat à megafauna utilizando dados de observação da Terra e dados GIS no Parque Nacional de Bardia.

Este estudo de caso inclui:

• uma secção de informação de base
  • uma introdução à ficha de trabalho
  • exercícios

Podes aceder-lhes clicando nos links à direita.

•