Back to Index Czech Danish Dutch English Finnish French German Greek Hungarian Italian Norwegian Polish Romanian Spanish Swedish

N° 53–2023: Primeiras imagens do Euclid: a deslumbrante fronteira da escuridão

7 November 2023

A missão espacial Euclid da ESA revela hoje as suas primeiras imagens do cosmos a cores. Nunca antes um telescópio foi capaz de criar imagens astronómicas tão nítidas de uma parcela tão grande do céu e de olhar tão longe no Universo distante. Estas cinco imagens ilustram o completo potencial do Euclid; mostram que o telescópio está pronto para criar o mapa 3D mais vasto do Universo, de forma a descobrir alguns dos seus segredos ocultos.

O Euclid, o nosso detetive do Universo escuro, tem uma tarefa difícil: investigar como a matéria escura e a energia escura fizeram com que o nosso Universo se parecesse como é hoje. 95% do nosso cosmos parece ser feito destas misteriosas entidades “escuras”. Mas nós ainda não compreendemos o que estas são, pois a sua presença causa apenas mudanças muito subtis na aparência e movimentos de coisas que conseguimos ver.

Para revelar a influência "escura" no Universo visível, ao longo dos próximos seis anos, o Euclid irá observar as formas, distâncias e movimentos de milhares de milhões de galáxias que se encontram até 10 milhares de milhões de anos-luz. Ao fazê-lo, criará o maior mapa cósmico 3D alguma vez feito.

O que torna a observação do cosmos pelo Euclid especial é a sua capacidade de criar, de uma só vez, uma imagem de infravermelhos extraordinariamente nítida através de uma parcela enorme do céu.

As imagens hoje divulgadas mostram esta capacidade especial: de estrelas brilhantes a galáxias desvanecidas, as observações mostram a integralidade destes objetos celestiais, enquanto permanecem extremamente nítidas, mesmo quando é feito zoom em galáxias distantes.

“A matéria escura atrai as galáxias e fá-las girar mais rapidamente do que a matéria visível poderia fazer por si só; a energia escura está a impulsionar a expansão acelerada do Universo. O Euclid permitirá que os cosmologistas estudem, pela primeira vez, estes rivais mistérios escuros em conjunto”, explica a Diretora de Ciência da ESA, Professora Carole Mundell. “O Euclid representa um salto na nossa compreensão do cosmos como um todo e estas imagens minuciosas do Euclid mostram que a missão está pronta para ajudar a responder a um dos maiores mistérios da física moderna”.

“Nunca vimos imagens astronómicas como estas, incluindo tantos detalhes. São ainda mais belas e nítidas do que esperávamos, mostrando-nos muitas características nunca vistas em áreas bem conhecidas do Universo. Agora estamos prontos para observar milhares de milhões de galáxias e estudar a sua evolução ao longo do tempo cósmico”, afirma René Laureijs, Cientista do Projeto Euclid da ESA.

“Os nossos padrões elevados para este telescópio compensaram: todo este detalhe das imagens deve-se a um design ótico especial, fabrico e montagem perfeitos do telescópio e dos instrumentos, e direção e controlo de temperatura extremamente exato”, acrescenta Giuseppe Racca, Gestor do projeto do Euclid da ESA.

“Gostaria de congratular e agradecer a todos os envolvidos na transformação desta ambiciosa missão em realidade, um reflexo da excelência europeia e da colaboração internacional. As primeiras imagens captadas pelo Euclid são impressionantes e lembram-nos porque é essencial ir para o espaço para aprender mais sobre os mistérios do Universo”, afirma o Diretor-Geral da ESA, Josef Aschbacher.

Faça zoom do Universo através dos olhos do Euclid

Conjunto de galáxias Perseus

Esta incrível captura instantânea do Euclid é uma revolução para a astronomia. A imagem mostra 1000 galáxias pertencentes ao Conjunto Perseus e mais de 100 000 outras galáxias ainda mais distantes, ao fundo.

Muitas destas galáxias desvanecidas nunca tinham sido vistas. Algumas delas estão tão distantes que a sua luz demorou 10 milhares de milhões de anos a chegar até nós. Através do mapeamento da distribuição e formas destas galáxias, os cosmologistas irão conseguir descobrir mais acerca de como a matéria escura formou o Universo que vemos hoje.

Esta é a primeira vez que uma imagem tão grande nos permitiu captar tantas galáxias Perseus com um tão elevado nível de pormenor. O Conjunto Perseus é uma das estruturas mais compactas do Universo, localizado a “apenas” 240 milhões de anos-luz de distância da Terra.

Os astrónomos demonstraram que os conjuntos de galáxias como o Perseus só se podem formar se a matéria escura estiver presente no Universo. O Euclid observará numerosos conjuntos de galáxias como o Perseus através do tempo cósmico, revelando o elemento “escuro” que as mantém juntas.

Galáxia espiral IC 342

Ao longo da sua vida, o nosso Universo escuro será o reflexo de milhares de milhões de galáxias, revelando a influência nunca antes vista que a matéria escura e a energia escura têm nas mesmas. Por isso é que é apropriado que uma das primeiras galáxias que o Euclid observou tenha sido apelidada de “Galáxia Oculta”, também conhecida como IC 342 ou Caldwell 5. Graças à sua observação através de infravermelhos, o Euclid já descobriu informação fundamental sobre as estrelas nesta galáxia, que é uma sósia da nossa Via Láctea.

Galáxia irregular NGC 6822

Para criar um mapa 3D do Universo, o Euclid observará a luz das galáxias até uma distância de 10 milhares de milhões de anos-luz. A maioria das galáxias no início do Universo não se parecem com a espiral perfeita, são irregulares e pequenas. São os blocos estruturais para galáxias maiores como a nossa e ainda podemos encontrar algumas destas galáxias relativamente perto de nós. A primeira galáxia anã irregular que o Euclid observou designa-se NGC 6822 e encontra-se perto, a apenas 1,6 milhões de anos-luz da Terra.

Conjunto globular NGC 6397

Esta imagem cintilante mostra a vista do Euclid num conjunto globular designado NGC 6397. Este é o segundo conjunto globular mais próximo da Terra, localizado a uma distância de cerca de 7800 anos-luz. Os conjuntos globulares são coleções de centenas de milhares de estrelas que se mantêm juntas devido à gravidade. Atualmente, nenhum outro telescópio para além do Euclid pode observar um conjunto globular completo numa só observação e, ao mesmo tempo, distinguir tantas estrelas no conjunto. Estas estrelas desvanecidas contam-nos a história da Via Láctea e onde se encontra matéria escura.

A Nebulosa Cabeça de Cavalo

O Euclid mostra-nos uma vista detalhada espetacularmente panorâmica da Nebulosa Cabeça de Cavalo, também conhecida como Barnard 33 e parte da constelação Orion. Na nova observação do Euclid deste viveiro estelar, os cientistas esperam encontrar muitos planetas com a massa de Júpiter, nunca vistos, na sua infância celestial, bem como objetos anões castanhos jovens e estrelas jovens.

Novas descobertas, em breve

A primeira observação do cosmos pelo Euclid não é apenas bela, mas também extraordinariamente valiosa para a comunidade científica.

Primeiro, mostra que o telescópio Euclid e os instrumentos estão a ter um excelente desempenho e que os astrónomos podem utilizar o Euclid para estudar a distribuição da matéria no Universo e a sua evolução às maiores escalas. A combinação de muitas observações com esta qualidade abrangendo amplas áreas do céu mostrar-nos-á as partes escuras e ocultas do cosmos.

Segundo, cada imagem contém individualmente um manancial de informação sobre o Universo próximo (clique em cada imagem individual para saber mais). “Nos próximos meses, os cientistas no Consórcio Euclid analisarão estas imagens e publicarão uma série de documentos científicos na publicação Astronomy & Astrophysics, bem como documentos sobre os objetivos científicos da missão Euclid e o desempenho do instrumento”, acrescenta Yannick Mellier, líder do Consórcio Euclid.

Finalmente, estas imagens levam-nos para além do reino da matéria escura e da energia escura, mostrando também como o Euclid irá criar um tesouro de informação sobre a física de estrelas e galáxias individuais.

Preparação para as observações de rotina

O Euclid foi lançado para o ponto 2 do Sun-Earth Lagrange num foguetão SpaceX Falcon 9 da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral na Flórida, EUA, às 17:12 CEST do dia 1 de julho de 2023. Nos meses seguintes ao lançamento, os cientistas e os engenheiros têm estado empenhados numa intensa fase de teste e calibração dos instrumentos científicos do Euclid. A equipa está a fazer as últimas afinações do veículo espacial, antes das observações científicas de rotina começarem no início de 2024.

Ao longo de seis anos, o Euclid examinará um terço do céu com uma exatidão e sensibilidade sem precedentes. À medida que a missão for avançando, o banco de dados do Euclid será lançado uma vez por ano e será disponibilizado à comunidade científica global através dos Astronomy Science Archives, alojados no Centro de Astronomia Espacial Europeu da ESA, em Espanha.

Sobre o Euclid

O Euclid é uma missão europeia, criada e operada pela ESA, com contributos da NASA. O Consórcio Euclid, constituído por mais de 2000 cientistas de 300 institutos em 13 países europeus, Estados Unidos, Canadá e Japão, é responsável pelo fornecimento dos instrumentos científicos e pela análise dos dados científicos. A ESA selecionou a Thales Alenia Space como fornecedor principal para a construção do satélite e do seu módulo de serviço, tendo a Airbus Defence and Space sido escolhida para o desenvolvimento do módulo de carga, incluindo o telescópio. A NASA forneceu os detetores do Espetrómetro de infravermelhos próximos e fotómetro, NISP. O Euclid é uma missão de classe média no Programa Visão Cósmica da ESA.

Para mais informação, contacte:

Relações de Comunicação Social da ESA
E-mail: media@esa.int

Mais informações

O kit de imprensa da missão  Euclid está actualmente disponível em

Mais informação sobre Euclid pode ser encontrada em https://www.esa.int/Science_Exploration/Space_Science/Euclid.

Euclid mission: www.esa.int/euclid

Imagens

Biblioteca de fotografias para profissionais da ESA: https://photolibrary.esa.int/home-page/

Termos e condições para utilização de imagens da ESA:

Para perguntas ou mais informações relacionadas com imagens da ESA, por favor, contacte diretamente spaceinimages@esa.int

Vídeos

Biblioteca de videos para profissionais da ESA: https://www.esa.int/esatv/Videos_for_Professionals

Termos e condições para utilização de vídeos da ESA:

Para perguntas ou mais informações relacionadas com vídeos da ESA, por favor, contacte diretamente spaceinvideos@esa.int

Redes sociais

Hashtag:  #ESAEuclid   #DarkUniverse

Siga a ESA em:
X: @ESA   @esascience  @esa_euclid
LinkedIn: European Space Agency - ESA
Pinterest: European Space Agency - ESA

Sobre a Agência Espacial Europeia

A Agência Espacial Europeia (ESA) fornece a porta de entrada da Europa para o espaço.

A ESA é uma organização intergovernamental, criada em 1975, com a missão de moldar o desenvolvimento da capacidade espacial da Europa e garantir que o investimento no espaço traz benefícios aos cidadãos da Europa e do mundo.

A ESA é composta por 22 Estados-Membros: Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Suécia, Suíça e o Reino Unido. A Eslovénia e a Letónia são membros associados.

A ESA estabeleceu uma cooperação formal com seis Estados-Membros da UE. O Canadá participa de alguns programas da ESA sob um Acordo de Cooperação.

Ao coordenar os recursos financeiros e intelectuais dos seus membros, a ESA pode realizar programas e atividades muito além do alcance de qualquer país único da Europa. Está a trabalhar, em particular, com a UE na implementação dos programas Galileo e Copernicus, bem como com a Eumetsat, para o desenvolvimento de missões meteorológicas.

Saiba mais sobre a ESA em www.esa.int